Rui Costa regressou ao Benfica. Doze anos depois de abandonar a Luz, o antigo internacional português regressa ao seu clube do coração para terminar a carreira de futebolista.

Rui Costa rescindiu contrato com o AC Milan e assinou novo acordo com as “águias”, válido por uma temporada. Agora com 34 anos, o médio volta a vestir a camisola 10 encarnada.

É o primeiro reforço da época 2006/2007 para Fernando Santos, o novo treinador do Benfica. É também o fim de uma novela que começou desde que o português saiu do clube da Luz. As sucessivas direcções benfiquistas tentaram fazer regressar Rui Costa, mas sem sucesso.

Agora o médio criativo está de volta, algo que o deixa muito “emocionado”. “Quero agradecer ao Milan por me ter deixado realizar o sonho de voltar ao Benfica e de terminar a carreira no clube do meu coração. Estou bastante emocionado e espero dar uma alegria a todos os benfiquistas. Quero ainda agradecer ao presidente do Benfica por ter acreditado em mim e nas minhas capacidades”, disse, na sua apresentação oficial no Estádio da Luz.

Rui Costa salientou também que não foi por causa dos salários que não regressou mais cedo ao Benfica. O novo contrato que assinou pelas “águias” não contempla vencimentos tão grandes como os que auferia no AC Milan, como explicou Luís Filipe Vieira, presidente da SAD “encarnada”.

“O Rui disse-me para meter o contrato à frente, e que o assinaria sem lá estar o valor que iria ganhar. O Rui só soube quanto ia ganhar depois de assinar. Isto revela o seu carácter. É um grande homem, para além de um grande futebolista”, revelou Luís Filipe Vieira.

Carreira de Rui Costa

O ex-internacional português saiu do Benfica em 1993/1994, depois de se sagrar campeão nacional. Apesar de ter como sonho o Barcelona, Rui Costa acabou por rumar para Itália, mais concretamente para a Fiorentina. No clube de Florença cresceu para o futebol e tornou-se um dos melhores na sua posição.

Sete anos depois mudou-se para Milão, onde, ao serviço do AC Milan, conquistou o “scudetto” e a Liga dos Campeões. Foi ainda vice-campeão europeu em 2004 pela selecção lusa na chamada “geração de ouro”.

David Pinto
Foto: UEFA