O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo e 0,5% face ao trimestre anterior. O crescimento do PIB explica-se sobretudo pela variação positiva nas exportações (7,2%) face aos primeiros três meses de 2005. No entanto, as importações também aumentaram (3%).

Os dados constam do relatório trimestral [PDF] do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgado hoje, sexta-feira.

A procura interna caiu 0,1% em termos homólogos e o investimento diminuiu 2,7% face ao primeiro trimestre de 2005. Já o consumo privado cresceu 0,8%, o que constitui um contributo de 0,5 pontos percentuais para o crescimento do PIB. O consumo de bens de consumo duradouro, como automóveis, cresceu 0,7% (uma variação positiva de dois pontos percentuais), enquanto os gastos com bens de consumo não duradouro, como alimentos, registaram um aumento de 0,9% (1,3% no trimestre anterior).

O INE nota que o saldo da Balança de Bens e de Serviços, medido em percentagem do PIB, agravou-se, passando de -8,6% no último trimestre de 2005 para -9,4% nos primeiros três meses deste ano. O agravamento explica-se sobretudo pelo “elevado preço que o petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados atingiram neste trimestre”, refere o documento.

O Valor Acrescentado Bruto da indústria cresceu 1,5% face a 0,3% no trimestre anterior. O agregado da agricultura, silvicultura e pescas recuperou 1,9% em relação ao período homólogo que foi resultado de um mau ano agrícola. O sector da construção mantém a tendência de queda mas registou um desagravamento quando comparado com o trimestre anterior (-2,7% para -4%)

No ano passado, a economia nacional cresceu apenas 0,3%. Para este ano, o Governo perspectiva um crescimento de 1,1%, enquanto a Comissão Europeia aponta para 0,9% e o Fundo Monetário Internacional e o Banco de Portugal prevêem 0,8%.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt