ENDA em Coimbra durante o fim-de-semana. Utilidade deste tipo de encontros questionada.

Mais de uma centena de dirigentes académicos de todo o país estão reunidos desde hoje, sexta-feira, até domingo, em Coimbra, para discutir o estado do ensino superior e as formas de intervenção dos estudantes.

Neste Encontro Nacional de Direcções Associativos (ENDA) ordinário, será discutida a pertinência deste tipo de fóruns, que “não têm sido um espaço de concertação e de reflexão aprofundada”, adiantou ao JPN, o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Fernando Gonçalves lamenta que cada associação tenha um “calendário político próprio”, o que esvazia o significado e a utilidade dos ENDA.

Na opinião do dirigente da associação anfitriã do encontro, que decorre no auditório da Faculdade de Direito de Coimbra, o movimento associativo estudantil não está em crise mas o seu estado reflecte a “crise na sociedade portuguesa”. “Temos uma sociedade civil resignada”, o que se “reflecte nos estudantes”, diz Fernando Gonçalves.

Para além de um painel, hoje à noite, sobre o papel do associativismo e as “formas de intervenção dos estudantes”, amanhã serão debatidos questões como a internacionalização, o financiamento, a acção social escolar e o emprego.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt