Cavaco Silva empossa hoje, ao meio-dia, no Palácio de Belém, os novos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Nuno Severiano Teixeira e Luís Amado.

A remodelação, provocada pela demissão de Freitas do Amaral do cargo de ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, na sexta-feira, motiva a entrada de um novo secretário de Estado, João Mira Gomes. O diplomata foi escolhido pelo indigitado ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, para o cargo de secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar.

João Mira Gomes substitui, na Defesa, Manuel Lobo Antunes, que passa para secretário de Estado dos Assuntos Europeus. A mudança provoca a saída de Fernando Neves.

O indigitado ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, mantém dois dos três secretários de Estado escolhidos por Freitas do Amaral, em Março de 2005. Trata-se de João Gomes Cravinho, nos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e António Braga, na pasta das Comunidades Portuguesas.

Com a saída de Freitas do Amaral do cargo de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, mantém-se o número de secretários de Estado no Executivo de José Sócrates, registando-se a entrada de João Mira Gomes e a saída de Fernando Neves.

Carina Branco
Foto: Rita Braga/Arquivo JPN