A França é o freguês que se segue na caminhada portuguesa rumo à final do Campeonato do Mundo. Os franceses venceram o Brasil por 1-0 e são os adversários da nossa selecção nas meias-finais. Meias-finais que só têm equipas da Europa, três delas já campeãs do mundo (Portugal é a única excepção). O “Velho Continente” volta a mostrar a sua superioridade no futebol em relação à América do Sul.

Os “blues” deram a prova definitiva que ainda são uma das selecções mais fortes do Mundo, depois de derrotar o super-favorito Brasil. Um golo de Thierry Henry aos 57 minutos foi o suficiente para eliminar o “Escrete”. Os ainda campeões do Mundo foram uma sombra de si mesmo e despedem-se sem glória do Mundial da Alemanha.

A França foi superior em toda a partida, apesar do resultado terminar apenas com 1-0. O quadrado mágico afinal esteve do lado gaulês com Vieira, Makelele Ribery e Zidane a fazer em água a defensiva brasileira. O número 10 dos “blues” está a fazer tudo para terminar a carreira o mais tarde possível e da melhor maneira. Foi dele o passe para o golo solitário da vitória. Livre de Zidane no flanco esquerdo e Henry, ao segundo poste, sem marcação, desvia para o fundo das redes de Dida.

Quem enterrou os franceses no princípio do Mundial, foi obrigado a engolir as próprias palavras depois deste jogo dos quartos-de-final. É verdade que a França apurou-se para este campeonato por um fio e que teve imensas dificuldades para passar a fase de grupos, mas a selecção de Domenech transfigurou-se (um pouco à semelhança de Portugal no Euro 2004) e é um adversário de respeito para as meias-finais.

David Pinto
Foto: FIFA