No final do próximo ano, o metro do Porto vai chegar a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, anunciou a empresa, na segunda-feira. A obra vai custar 4,74 milhões de euros e envolve a requalificação da Avenida da República, no troço entre a estação de João de Deus e o cruzamento da Estrada Nacional 222, mais conhecida pela “estrada de Avintes”.

No edital que dá conta da abertura do concurso público para a construção e concepção do término da Linha Amarela, lê-se que as propostas serão abertas a 24 de Outubro. A obra deverá estar concluída 270 dias após a adjudicação.

Neste momento, a Linha Amarela termina junto ao “El Corte Inglés”, em Vila Nova de Gaia, mas o carril estende-se cerca de duas centenas de metros para sul, de forma a permitir a inversão de marcha das viaturas.

Laborim em “stand by”

A extensão da linha até Laborim, considerada prioritária pelo Governo para a construção de um interface de transportes, fica ainda a aguardar por decisão.

Em Maio deste ano, durante a inauguração da linha violeta, José Sócrates avisou que a segunda fase de implementação do metro só avançaria quando houvesse “a certeza absoluta” de que os investimentos seriam “focados nas linhas essenciais”.

No mesmo dia, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, admitiu que a extensão da Linha de Gaia, desde a Estação João de Deus até Santo Ovídio e depois até Laborim, era “prioritária”, destacando a importância do Governo e dos parceiros privados se associarem na sua concretização.

Texto e Foto: João Queiroz
[email protected]