Treinador de créditos firmados, capaz de garantir serenidade nesta fase de transição e que possa oferecer garantias a nível disciplinar. De acordo com a imprensa desportiva de hoje, será este o perfil definido pela SAD azul e branca para suceder a Co Adriaanse.

Jesualdo Ferreira, treinador do Boavista, é uma forte hipótese para suceder a Adriaanse. O técnico esteve hoje, quinta-feira, reunido com o presidente do Boavista, João Loureiro. A notícia foi avançada pela Rádio Renascença, que adiantou que o treinador terá chegado meia hora atrasado ao treino dos axadrezados.

No entanto, João Loureiro negou um eventual interesse do FC Porto em Jesualdo Ferreira. “É uma situação que nem se coloca. Tem contrato por dois anos”, afirmou ao site Mais Futebol o presidente dos axadrezados, que declarou não crer que o FC Porto o aborde sobre esse assunto.

A imprensa desportiva adianta outros nomes que poderão estar na lista de Pinto da Costa: Carlos Queirós (adjunto de Alex Ferguson no Manchester United), José Pekerman (que orientou a selecção da Argentina no Mundial da Alemanha) e José António Camacho (antigo treinador do Benfica).

Queirós e Camacho têm a seu favor o facto de conhecerem bem o futebol português, mas ambos têm salários demasiado elevados para os cofres azuis e brancos.

José Pekerman tem a vantagem de ser disciplinador e um adepto do sistema de três defesas, algo semelhante às ideias de Adriaanse, o que asseguraria uma transição mais tranquila.

Mas a lista será mais extensa. Jaime Pacheco (ex-treinador do Boavista e do Vitória de Guimarães), Agostinho Oliveira (que orientou a Selecção portuguesa de sub-21) José Peseiro (antigo treinador do Sporting) e até mesmo Norton de Matos (que dirige actualmente o Vitória de Guimarães), são outros nomes ventilados.

Postiga integra os treinos na segunda-feira

A demissão de Adriaanse já provocou, pelo menos, uma mexida no plantel dos actuais campeões nacionais. O avançado Hélder Postiga, com quem o holandês não contava, vai passar a treinar com o grupo de trabalho, no início da próxima semana.

João Queiroz
[email protected]