Há cinco meses consecutivos que se regista uma diminuição do desemprego e o mês de Julho marcou um decréscimo de 23 511 desempregados (5,1%), relativamente ao ano passado. Os dados [pdf]foram divulgados hoje pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

No final do mês anterior, estavam inscritos nos centros de emprego, 436 901 desempregados. Em termos mensais, o número de desempregados decresceu 1,3%, o que representa menos 5. 598 inscritos.

Os homens são o grupo mais atingido pela redução anual do desemprego (menos 7,5%). Ao nível etário, todos os grupos diminuíram de volume, destacando-se os desempregados com menos de 25 anos, com um decréscimo de 12,3%, em comparação com Julho de 2005.

No que respeita à duração do desemprego, o IEFP constatou uma diminuição do fluxo de inscrições quer do desemprego de curta duração (menos de um ano de inscrição), quer do de longa duração (mais de um ano), com quedas de 5,7% e 4,3%, respectivamente.

Desemprego aumentou junto dos licenciados

Todos os níveis de habilitação escolar registam menos desempregados do que há um ano atrás, excepto os indivíduos que possuem grau superior de ensino, onde o desemprego aumentou 13,8%.

O IEFP constatou também um aumento anual de desempregados com profissões ligadas a níveis de qualificação mais elevados. É o caso de profissionais de nível intermédio do ensino (43,6%) e docentes do ensino secundário, superior e profissões similares (24,6%).

Taxa de desemprego é maior na região Norte

Todas as regiões do país registaram uma diminuição do desemprego, à excepção da Região Autónoma da Madeira, onde o desemprego aumentou 6,3% em Julho, face ao mesmo mês de 2005. No entanto, é na região Norte que continua a viver a maioria dos desempregados ( 202.065).

Quanto às profissões dos desempregados, os resultados notam a elevada representatividade dos trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio ( 53.529) e dos empregados de escritório (50.320).

João Queiroz
Foto: Joana Beleza/Arquivo JPN