O nível de vida dos portugueses que recebem o salário mínimo nacional é o mais baixo da União Europeia (UE) a quinze. O poder de compra nacional chega a ser inferior ao de Malta e da Eslovénia, dois países que só aderiram à UE em 2004, de acordo com o Gabinete de Estatísticas da UE, Eurostat.

Quase 285 mil portugueses vivem com 385 euros por mês, ou seja, 5,5% dos cerca de cinco milhões de trabalhadores. Ao salário mínimo subtraem-se os descontos para o IRS e para a Segurança Social. As contas são da Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento, que indicam ainda que Portugal tem um poder de compra inferior ao espanhol em 200 euros e inferior ao grego em 260 euros.

O Luxemburgo é o país comunitário com o poder de compra mais elevado, sendo o salário quase três vezes mais alto do que o português. Dos 25 membros da União Europeia, a Letónia é quem tem o salário mínimo mais baixo, recebendo cada trabalhador menos de metade do rendimento de um português.

Há seis países da UE a 15 onde não é imposto o salário mínimo, ao contrário de Portugal, Espanha, Grécia, França, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

JPN
Foto: SXC