São 21 os candidatos ao Leão d’Ouro 2006, naquela que é a 63ª edição do mais antigo festival de cinema da Europa e que começa hoje, quarta-feira. Entre eles, destacam-se Brian De Palma, que apresenta “The Black Dahlia”, com Scarlett Johansson e Hilary Swank, Stephen Frears, com “The Queen” e “Private Fears in Public Places”, o novo filme de um dos protagonistas da “Nouvelle Vague” francesa, Alain Resnais.

Fora de competição está a nova longa-metragem de Oliver Stone, inspirada nos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos, “World Trade Center”. “Inland Empire”, de David Lynch, protagonizado pela actriz de “Wild at Heart”, Laura Dern, também estreia em Veneza.

Com 60 anos, David Lynch receberá um Leão de Ouro pela carreira, tornando-se o mais novo realizador a receber a distinção, já atribuída a Manoel de Oliveira, em 1985. Também o realizador português vai estar mais uma vez presente no festival, com “Belle Toujours”, uma homenagem ao filme surrealista de Luis Buñuel, “Belle de Jour”, de 1967.

Portugal será ainda representado com a curta-metragem “Um ano mais longo”, do realizador de “Alice”, Marco Martins, na secção “Corto Cortissimo”. O argumento é de Tonino Guerra, um guionista que trabalhou com os realizadores clássicos do neo-realismo italiano, Fellini e Antonioni.

O produtor português, Paulo Branco, fará parte do júri, ao lado dos realizadores Park Chan-Wook (“Oldboy”), Bigas Luna (“Caniche”), Cameron Crowe (“Vanilla Sky”), do actor italiano Michele Placido (da série “O Polvo”) e da actriz Chulpan Khamatova (“Adeus Lenine”).

O festival terá um total de 62 filmes de 27 países, entre os quais películas do Chipre, Indonésia e Chade, até agora nunca mostrados em Veneza.

O mestre do neo-realismo italiano, Roberto Rossellini, será homenageado, por altura do centenário do seu nascimento, assim como o marco brasileiro do “Cinema Novo”, Joaquim Pedro de Andrade.

Carina Branco
Foto: Festival de Cinema de Veneza