“Uma programação forte e ambiciosa na área da música alternativa, longe do ‘mainstream'”, promete Pedro Tenreiro, um dos gerentes do próximo espaço musical da noite do Porto – “Pitch”. O bar/discoteca fica na Rua Passos Manuel, junto ao Ateneu Comercial e abre a 7 de Setembro.

“Pitch” é um “sítio pensado de raíz para oferecer música em condições acústicas e técnicas a que as pessoas não estão habituadas”, descreve o gerente ao JPN. Com um bar no primeiro andar, munido de uma cabine de DJ, e uma discoteca no piso térreo com uma pista para 150 pessoas, o projecto arquitectónico e a decoração foram concebidos em função da optimização acústica.

“Achávamos que faltava um espaço com estas características na Baixa do Porto”, diz Pedro Tenreiro, na primeira pessoa do plural, em alusão ao outro gerente, João Cari. Ambos DJs, criaram a agência de DJs e promotora de eventos “Groob” e agora juntaram-se para lançar o “Pitch”. Por isso, o espaço vai ser diferenciado pela oferta musical “da casa”.

Marcos Tavares, Francisco Coelho, Pedro Centeno, Jack Zen, Tenreiro e Cari serão presenças assíduas; 7 Magníficos, Maria Gambina e alguns dos mais interessantes DJs britânicos do género, como Keb Darge, Ian Wright, Gerald, Fryer, Snowboy e James Trouble também estão prometidos.

Inauguração com Idjut Boys

A dupla inglesa Idjut Boys (na foto) é a primeira a estrear a casa. Nas noites seguintes são convidados Rui Vargas e o fundador da editora Output (Four Tet, LCD Soundsystem, The Raptures), Trevor Jackson. A 23 de Setembro é a vez dos “sets” da figura central do movimento electro-funk, no início dos anos 80, Greg Wilson.

O bar vai funcionar de segunda a sábado e a discoteca às sexta e sábados. A partir de Outubro, o espaço abrirá durante o dia, com serviço de cafetaria.

Carina Branco
Foto: DR