Em representação do governo francês, o cônsul-geral no Porto, Philippe Barbry vai entregar amanhã, sexta-feira, pelas 19h, no Rivoli Teatro Municipal, a medalha de “Chevalier des Arts et des Lettres” a Isabel Alves Costa, directora artística daquele teatro municipal portuense.

O título, conferido a personalidades que se destacam no panorama cultural internacional, premeia a programadora pela sua carreira e contributo à divulgação da cultura francesa.

A cerimónia será realizada antes da estreia do espectáculo “Depuis Hier”, da companhia francesa Turak Théâtre, no âmbito do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Natural do Porto, Isabel Alves Costa esteve sempre ligada a França onde viveu durante onze anos. Aí concluiu o doutoramento em Estudos Teatrais na Sorbonne Nouvelle, em 1997. Já em 1993 tornou-se directora artística do Rivoli Teatro Municipal e é fundadora do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Programadora e professora, Isabel Costa dedica-se também projectos de investigação nesta área. Já editou obras como “O Desejo de Teatro” e “O Fantoche que Ajuda a Crescer”, escrito em co-autoria com Filipa Baganha.

O contacto que sempre manteve entre Portugal e França permitiu o estabelecimento de parcerias internacionais diversas, tornando o Rivoli Teatro Municipal pioneiro na apresentação de muitas propostas críticas dos mais famosos autores e companhias.

JPN
Foto: DR