Com o empate a uma bola, em Moscovo, frente ao Spartak, o Sporting segurou o segundo lugar do grupo B da Liga dos Campeões, que é liderado pelo Bayern de Munique que venceu o Inter de Milão por 2-0. Apontada como a equipa portuguesa com menos possibilidades de conseguir ultrapassar a fase de grupos da competição, os “leões” já conquistaram quatro pontos e estão bem colocados para passar à próxima fase.

As coisas até começaram a correr mal à formação orientada por Paulo Bento, que começou o jogo praticamente em desvantagem no marcador. O “culpado” foi Boyarintsev, que logo aos cinco minutos desferiu um remate indefensável à baliza de Ricardo. O Sporting tentou reagir, mas demorou a adaptar-se ao relvado sintético do Estádio Luzhniki.

Na primeira parte, o sinal mais pertenceu aos russos que criaram sempre muito perigo, sobretudo através de Boyarintsev, o melhor do Spartak em todo o jogo. O meio-campo do Sporting recuava muito, não apoiando a frente de ataque constituída por Liedson e Djaló.

Após o intervalo, os russos estiveram novamente muito perto de ampliar o resultado. Ricardo brilhava, o Spartak desperdiçava. Paulo Bento substituíra o desastrado Miguel Garcia por Alecsandro, mas o problema era o meio-campo, não o ataque. O treinador leonino percebeu isso e colocou Paredes no lugar de Tonel logo a seguir.

Com um meio-campo mais consistente, o Sporting melhorou consideravelmente. A prova foi dada por Nani que igualou a partida mercê de uma boa jogada com Liedson. O Spartak voltou a carregar e a colocar em sobressalto a defesa leonina, mas Ricardo e a falta de pontaria do adversário seguraram o empate.

João Queiroz
[email protected]