Duas semanas depois, o Sporting volta a fazer companhia ao FC Porto no topo da classificação. À quinta jornada, o moralizado Sporting de Braga quebrou a invencibilidade dos campeões nacionais e trouxe um dado novo às estatísticas do campeonato: já não há equipas só com vitórias.

As vitórias de ontem, segunda-feira, do Sporting sobre o Leiria (2-0) e do Braga sobre o FC Porto (2-1) vieram confirmar a tendência desta jornada para a importância do “factor casa”. À excepção do Belenenses, derrotado em casa pelo Boavista por 2-0, e da Académica, que perdeu em Coimbra por 3-1 com o Nacional, que conquistou a primeira vitória na prova, todas as outras equipas que jogaram perante o seu público conquistaram pontos.

O único empate desta ronda deu-se em Setúbal, onde o Vitória não foi além de uma igualdade com o Paços de Ferreira.

No jogo inaugural da jornada, a Naval 1.º de Maio venceu o Beira Mar por 2-1 e provou que está num bom momento de forma: subiu ao terceiro lugar, partilhado com o Braga, e está apenas a dois pontos dos primeiros classificados.

No domingo, o Benfica regressou às vitórias ao golear o Desportivo das Aves por 4-1, contribuindo assim para que a quinta ronda seja, até agora, a mais produtiva a nível de golos. Em todos os jogos realizados, festejaram-se golos e só duas equipas ficaram em branco.

O Marítimo também voltou a conquistar os três pontos, mercê da vitória conseguida nos últimos 10 minutos sobre o Estrela da Amadora (2-1). Aliás, o Marítimo e a Naval só precisaram do último quarto de hora para festejar a vitória. A equipa da Amadora marcou o primeiro tento na prova, o que não impediu que somasse a quarta derrota em cinco jogos, afundando-se no último lugar, com apenas um ponto conquistado.

Nani resolve numa jornada com muitos vermelhos

Os destaques da última ronda chamam-se Nani, Ronny e indisciplina. O camisola 18 continua a brilhar no meio campo do Sporting e assume-se cada vez mais como um jogador imprescindível na manobra ofensiva dos “leões”. Depois de ter marcado ao Nacional e, na semana passada, ao Spartak, Nani voltou a festejar frente ao Leiria.

Ronny, o avançado brasileiro do Paços de Ferreira, cimentou a liderança na lista de melhores marcadores e já vai com cinco golos no campeonato, ou seja, uma média de um por jogo.

21 é o número de cartões vermelhos exibidos até agora. Se esta jornada foi produtiva em termos de golos, também o foi no número de expulsões: seis jogadores saíram do jogo mais cedo. Litos, central da Académcia, é o mais indisciplinado: em quatro jogos viu por duas vezes o cartão encarnado.

João Queiroz
[email protected]