Mais de uma centena de funcionários de universidades portuguesas vão debater amanhã, sexta-feira, as consequências da Reforma da Administração Pública e da implementação do Processo de Bolonha. São os dois temas das II Jornadas de Gestão Universitária da Universidade do Porto (UP), que este ano assinalam o 15º aniversário da Associação Nacional de Funcionários das Universidades Portuguesas (ANFUP).

“As jornadas são, essencialmente, uma forma de dar a conhecer aos funcionários não docentes o impacto do Processo de Bolonha e da reforma na administração pública”, explica ao JPN a vice-presidente da ANFUP, Maria Meibel Baptista.

A responsável da ANFUP afirma que “ninguém sabe nada” sobre Bolonha e as mudanças nas carreiras que a reforma na administração pública vai implicar. A reforma na Administração Pública será motivo de uma conferência por parte de um responsável da Direcção-Geral da Administração Pública.

Nas jornadas será abordado o impacto que o Processo de Bolonha tem na gestão das faculdades, tomando como exemplo a Faculdade de Engenharia da UP. Para Meibel Baptista, se Bolonha implica “uma redução de financiamento, haverá redução de pessoal”.

A sessão de abertura é às 10h, com a presença do reitor da UP, José Marques dos Santos. As jornadas decorrem na Faculdade de Desporto da UP.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt