A vitória do FC Porto sobre o Benfica e o empate do Sporting em Aveiro frente ao Beira-Mar colocaram os actuais campeões nacionais no comando isolado da Liga, quatro jornadas depois. No topo da tabela, a Naval 1.º de Maio continua firme no terceiro lugar, onde já não mora o Sporting de Braga, derrotado em casa pelo Marítimo.

A jornada oito trouxe aos adeptos bom futebol, golos e emoção até ao último minuto. No clássico do Dragão, até se pode dizer que houve dois jogos de futebol: um na primeira parte em que o FC Porto mandou no jogo e fez dois golos, e outro na segunda que pertenceu ao Benfica que também marcou dois, mas sofreu um no tempo de descontos.

Foi um vitória suada dos portistas por 3-2, em que a vontade e principalmente a sorte se vestiram de azul e branco, numa noite em que o brasileiro Anderson contraiu um grave lesão que o afastará dos relvados por um longo período.

O FC Porto entrou para o “derby” quando já sabia que o Sporting havia empatado no dia anterior em Aveiro, frente ao Beira-Mar por 3-3. Tal como há dois anos, os aveirenses conseguiram travar os “leões” que deixaram-se empatar no último minuto.

A grande surpresa desta ronda foi a goleada imposta pelo Marítimo ao Sporting de Braga por 1-4. A equipa de Carlos Carvalhal já não vence há duas jornadas e o treinador saiu debaixo de assobios no final do jogo, ao contrário dos jogadores que foram aplaudidos.

Quem aproveitou a derrota bracarense foi a Naval 1.º de Maio que foi à Madeira alcançar um ponto no jogo com o Nacional (1-1). A turma da Figueira da Foz é, neste momento, a grande candidata ao prémio de equipa sensação da temporada.

Numa boa fase encontra-se também a União de Leiria que somou a segunda vitória consecutiva frente à Académica por (1-0).

No lado oposto da tabela, ocorreram algumas alterações. Derrotado no seu reduto pelo Belenenses (0-1), o Desportivo das Aves continua sem conseguir festejar uma vitória. Pelo contrário, o Estrela da Amadora conseguiu a primeira da temporada frente ao Vitória de Setúbal e deixou a “lanterna vermelha” da Liga, que encerra hoje, segunda-feira, com o Paços de Ferreira-Boavista.

A jornada dos “B”: Buba e Bruno Moraes

É defesa-central, já foi internacional nas camadas jovens dos Camarões, já andou pelas divisões inferiores, representa as cores do Beira-Mar. Chama-se Buba. Poucos o conheciam até esta jornada em que marcou três golos ao Sporting. E se para um avançado é um bom registo, para um defesa é um feito.

De Bruno Moraes já se tinha ouvido falar, mas as constantes lesões deixaram o avançado do FC Porto longe da vista dos adeptos por um largo período. Apontado como uma das promessas do futebol brasileiro, Moraes marcou o golo da vitória contra o Benfica e que deu ao FC Porto a liderança isolada da Liga.

João Queiroz
lj03039 @ icicom.up.pt