A Noruega continua a liderar a tabela do índice mundial de desenvolvimento humano de 2006 e o Níger mantém-se no último e 177º lugar. Portugal desceu uma posição no “ranking” – está agora no 28º posto.

A descida de Portugal na tabela, divulgada hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é explicada não por uma diminuição do índice de desenvolvimento – que cresce de 0,902 para 0,904 -, mas pelo aumento do índice da Coreia do Sul, que ultrapassou o nosso país e a Eslovénia ao subir do 28º para o 26º.

O índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que no relatório de 2006 se baseia em números de 2004, avalia os países pelo seu Produto Interno Bruto e a partir de indicadores de bem-estar, como a esperança de vida, a educação e a saúde.

O relatório indica que a Noruega é 40 vezes mais rica do que o Níger, que o norueguês médio vive o dobro do tempo do nigerino médio e que todos os noruegueses passam pelo sistema de ensino, contra apenas um quinto dos nigerinos.

Por outro lado, a riqueza dos países não gera necessariamente um desenvolvimento humano elevado. Exemplo disso são os Estados Unidos: apesar de serem o segundo país mais rico do mundo, estão classificados em oitavo lugar no índice de desenvolvimento humano.

O relatório, elaborado anualmente pelo PNUD, conclui que “o fosso entre países pobres e países ricos” aumentou.

Segundo o PNUD, a estagnação africana deve-se “em parte ao retrocesso económico, mas, principalmente, às consequências catastróficas da sida na esperança média de vida”.

Irlanda lidera na UE

No conjunto dos 25 países da União Europeia (UE), os mais bem classificados são a Irlanda no 4º lugar, a Suécia no 5º e a Holanda no 10º lugar.

O Luxemburgo, que no relatório de 2005 era o país da UE com a melhor classificação, desceu este ano do quarto para o 12º lugar. Em contrapartida, a Letónia continua a ser o país da UE com a pior classificação, apesar de ter subido três lugares (do 48º para o 45º) em relação ao relatório anterior.

À excepção de Moçambique, que mantém a mesma posição de 2005 (168ª) embora continue a apresentar um índice baixo (inferior a 0,500) de desenvolvimento humano, todos os países de língua oficial portuguesa desceram na tabela.

O número de países com um desenvolvimento humano elevado aumentou de 57 para 63%.

Joana Vasconcelos
lj04035 @ icicom.up.pt