A Câmara Municipal de Águeda aderiu, recentemente, ao projecto Geo-forum do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), na vertente de Mobilidade Urbana.

A criação do fórum de discussão pública explica-se pela “necessidade de modernizar os serviços, sem colocar em causa a qualidade dos mesmos”, diz Luís Arruda, do gabinete do presidente da autarquia.

Luís Arruda revela que não só há “uma grande participação e adesão dos munícipes”, como também as opiniões e sugestões feitas são “concretas e extremamente válidas”, o que permite estabelecer, no futuro, “uma forma de comunicação alargada” com os cidadãos.

O Plano de Mobilidade Urbana tem por base um mapa de informação georeferenciada. Com esta ferramenta, qualquer cidadão pode obter um maior esclarecimento acerca de planos de urbanização e participar de forma activa na discussão de projectos.

Fomentar o debate público é “vantajoso para o munícipio”, defende Luís Arruda, pois proporciona “uma interactividade rápida entre as medidas do Executivo camarário e os cidadãos”. O porta-voz acredita na importância do bom relacionamento com os munícipes e salienta também a implementação de um outro projecto: a disponibilização de informações via SMS, “disponível muito em breve”.

A Câmara de Águeda é a terceira a aderir ao projecto do INESC Porto, depois das autarquias do Porto e Maia.

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt
Foto: Ricardo Fortunato/Arquivo JPN