O Benfica cumpriu a obrigação ao vencer o FC Copenhaga por 3-1 e mantém viva a esperança de se apurar para a próxima fase da Liga dos Campeões. Mas para isso os encarnados estão obrigados a derrotar o Manchester United em Old Trafford, na última jornada da Liga dos Campeões, já que os ingleses perderam em Glasgow frente ao Celtic por 1-0.

Depois do desaire de Braga, Fernando Santos fez apenas uma alteração com a entrada de Léo para o lugar de Miguelito. Uma substituição que resultou em cheio pois foi o defesa esquerdo a inaugurar o marcador logo aos 14 minutos.

Os dinamarqueses nem tiveram tempo para respirar porque dois minutos depois Miccoli, assistido por Nuno Gomes, festejou o primeiro golo na “Champions”.

Em dois minutos, o Benfica decidia praticamente a partida e com a moral em alta foi para cima do Copenhaga, que se limitava a ver jogar. À meia hora de jogo, Miccoli esteve perto do 3-0 após um excelente chapéu ao guarda-redes dinamarquês que foi salvo em cima da linha de golo.

Depois de ameaçar, o avançado italiano marcou mesmo: Nuno Gomes remata de longe, Christiansen defende para a frente e Miccoli acorre para fuzilar pela segunda vez as redes dinamarquesas.

O jogo chegou ao intervalo com vencedor quase certo. Talvez por isso, o Benfica tenha deixado nos balneários o brilhantismo da primeira parte. Os encarnados quiseram a gerir o jogo e deram a iniciativa ao adversário, que começou a criar algum perigo junto da baliza de Quim.

Ainda assim, Nuno Gomes e Simão tiveram nos pés a oportunidade para chegar à goleada. Mas foi o Copenhaga que, aos 89 minutos, reduziu a vantagem, por intermédio de Allback.

Com este triunfo, o Benfica garantiu, pelo menos, a presença na Taça UEFA. A vitória do Celtic é que veio mesmo complicar as contas. Se Saha, avançado do Manchester United, tivesse concretizado o penalti nos últimos minutos da partida, a história poderia ser outra. Assim, tal como no ano passado, o Benfica vai discutir com os ingleses a passagem à próxima fase da “Champions”.

João Queiroz
[email protected]
Foto: SLB