Em “Obrigado por Fumar”, que estreia hoje em Portugal, são abordados os meandros da indústria tabaqueira. A história, baseada no romance de Christopher Buckley “Thank You For Smoking”, centra-se em Nick Naylor (Aaron Eckhart), o porta-voz de uma importante empresa tabaqueira, que ganha a vida a defender os direitos dos fumadores e dos produtores de cigarros.

Confrontado pelos profissionais de saúde empenhados em banir o tabaco e pelo senador Finistirre (William H. Macy), que pretende colocar mensagens que desmotivem os fumadores nos maços de cigarros, Nick passa a manipular a informações de forma a diminuir a imagem e a publicidade negativas do tabaco. O porta-voz conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um importante produtor de Hollywood, para promover o tabaco no cinema.

Ao ganhar notoriedade, Nick atrai a atenção do “manda-chuva” do tabaco (Robert Duvall) e de uma jornalista de investigação de um conceituado jornal, Heather Holloway (Katie Holmes).

Nick diz estar a fazer este trabalho apenas para pagar a sua hipoteca, mas começa a preocupar-se com a imagem que poderá estar a transmitir ao seu filho, Joey (Cameron Bright).

O consumo de bebidas alcoólicas e o porte de armas de fogo são outros assuntos abordados no filme realizado por Jason Reitman, que conta ainda com a participação de Maria Bello, Sam Elliott, Adam Brody, David Koechner e JK Simmons.

“Obrigado por Fumar” é uma comédia/drama criada em 2005, nos EUA. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem a duração de 92 minutos.

Inês Figueiras
ljcc05045 @ letras.up.pt
Foto: DR