O defesa-central italiano Fábio Cannavaro conquistou a 51ª edição da Bola de Ouro 2006, atribuída anualmente pela revista “France Football”.

Foi com grande emoção que o capitão da selecção italiana reagiu à conquista da Bola de Ouro. “Estou muito feliz. É um sonho que procurei em toda a minha vida porque para um defesa é muito difícil ganhá-lo”, afirmou o jogador em declarações à Rádio Marca.

O actual camisa 5 do Real Madrid arrecadou 173 pontos, superando o seu compatriota Gianluigi Buffon, que obteve 124, e o avançado francês Thierry Henry, que ficou a apenas três do segundo lugar. O vencedor da edição anterior, Ronaldinho Gaúcho, ficou-se pela quarta posição ao angariar apenas 73 pontos.

Há 10 anos que um defesa não era distinguido com este troféu. O historial do galardão dita que, em 50 edições, grande parte dos vencedores da Bola de Ouro foram avançados e médios de ataque.

Jogadores transalpinos em destaque

Fábio Cannavaro iniciou a sua carreira com 16 anos ao serviço do Nápoles, onde aos 20 anos efectuou a sua estreia oficial. Na temporada 1994/1995, foi contratado pelo Parma. Já vestiu a camisola do Inter de Milão e da Juventus.

Esta época, depois das excelentes exibições realizadas no Mundial da Alemanha, Cannavaro trocou a equipa de Turim pelo Real Madrid. Do seu vastíssimo currículo, destaca-se a recente conquista do Campeonato do Mundo, do campeonato italiano em 2005 ao serviço da Juventus e da Taça UEFA em 1999, quando ainda defendia as cores do Parma.

A edição deste ano foi dominada pelos jogadores transalpinos. Para além de Cannavaro e de Buffon, que se classificaram em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, outros quatro atletas da Squadra Azzurra ficaram entre os 25 primeiros lugares: Pirlo (9º), Gattuso (14º), Luca Toni e Zambrotta (ambos na 20º posição).

Ao ser distinguido pela prestigiada revista francesa “France Football”, Cannavaro entra para o restrito lote de jogadores italianos que já arrecadaram o título de melhor jogador do futebol europeu. Antes dele, Sivori, Gianni Rivera, Paolo Rossi e Roberto Baggio eram os atletas italianos que haviam alcançado este feito.

Deco é 11º

Quanto aos portugueses, estavam nomeados três atletas: Deco, Cristiano Ronaldo e Tiago. O melhor classificado foi o luso-brasileiro, que ficou em 11º lugar com 11 pontos. Ronaldo obteve o 14º lugar com 5 pontos, enquanto que Tiago, actualmente ao serviço do Lyon, não amealhou qualquer ponto. Os únicos portugueses que já arrecadaram este troféu foram Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000.

Diogo Martins
ljcc05036 @ letras.up.pt
Foto: DR