O realizador e escritor francês Luc Besson vai estar hoje presente na antestreia da sua mais recente obra cinematográfica, “Artur e os Minimeus”. O cinema São Jorge, em Lisboa, recebe o evento.

O filme conta a história do pequeno Artur, um menino de 10 anos, cuja personagem é inspirada num clássico homónimo da literatura infantil. Artur inicia uma viagem pelo mundo da fantasia, onde vai descobrir os Sete Reinos dos Minimeus, escondidos no seu jardim.

Uma empresa construtora está prestes a demolir a casa dos seus avós e ele que resolver o problema. Artur procura pistas num livro do avô, desaparecido misteriosamente, e conhece o mundo das pequenas criaturas – Minimeus – que têm apenas 2 milímetros de altura e vivem em perfeita harmonia com a Natureza. E aqui começa a aventura.

A norte-americana Madonna dá voz à princesa dos Minimeus, Selenia, que acompanha Artur na grande viagem. Snoop Dog e David Bowie também dão voz a algumas personagens do filme de animação.

Luc Besson nasceu em Paris em 1959 e é considerado por muitos como o Steven Spielberg francês. Entre os seus filmes mais célebres, contam-se “Le Grand Bleu” (1988), um filme de culto para toda uma geração de franceses, “Nikita” (1990), a sua porta de entrada para o mercado cinematográfico internacional, “Léon” (1994), “O Quinto Elemento” (1997), o filme mais caro da história do cinema francês, e “Joana d’Arc” (1999).

Liliana Lopes
ljcc05054 @ letras.up.pt
Foto: DR