Até dia 22 de Dezembro, decorre a IV Bienal de Pintura Arte Jovem no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel. Estão expostos os trabalhos de 106 jovens de todo o país. Ao todo, são 154 obras em exibição.

Com esta iniciativa, a câmara municipal pretende apoiar os jovens artistas nacionais até aos 35 anos, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos. Além disso, a autarquia quer valorizar as artes plásticas e estimular a actividade cultural e artística.

O júri, constituído por dois professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e por um representante da Câmara de Penafiel, elegeu os três melhores trabalhos, que tiveram direito a um prémio monetário.

As obras dos vencedores ficam na posse da autarquia, tal como já aconteceu em edições anteriores da bienal de pintura. “A câmara fica com a propriedade dos três primeiros prémios. À custa disso temos vindo a enriquecer o património artístico da câmara”, refere Sérgio Bastos, da organização da bienal.

Entre as bienais, a autarquia de Penafiel promove o ciclo de apresentações artísticas em que os jovens artistas fazem exposições colectivas e oferecem à câmara um dos seus trabalhos.

Até ao momento, todas as obras oferecidas à autarquia e os trabalhos dos vencedores das quatro edições da bienal estão expostas nas paredes do edifício da câmara e no pavilhão de feiras e exposições. No futuro estas obras vão ficar colocadas no museu municipal, que está em construção.

Susana de Sousa
ljcc05078 @ letras.up.pt