A reitoria da Universidade do Porto (UP) mudou definitivamente as suas instalações para o edíficio que há cerca de 200 anos recebeu a primeira instituição de ensino superior do Porto: a Academia Real da Marinha e Comércio.

Os serviços da reitoria da UP regressam, assim, ao local da primeira sede na Praça Gomes Teixeira (primeiro reitor da UP), conhecida como Praça dos Leões, junto do café “Piolho”, do Jardim da Cordoaria e dos Clérigos,

A mudança surge numa altura em que os últimos serviços da Faculdade de Ciências (instalados no mesmo local) se transferem para o Pólo do Campo Alegre.

O edíficio central da Baixa portuense vai ainda reunir os diversos núcleos museológicos das 14 faculdades da UP num Museu da Universidade do Porto.

As antigas instalações da reitoria na Rua D. Manuel II (antigo CICAP) vão, por sua vez, receber as novas edificações da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt