A Famalicão.tv foi recentemente alvo de uma remodelação a nível gráfico e de conteúdos. A primeira televisão “on-line” do país apresenta agora informação mais sintetizada, centrada apenas no espaço visível do monitor, e passou a incluir temas de política.

Vila Nova de Famalicão foi pioneira no que diz respeito à televisão na internet. A famalicão.tv, criada em Dezembro de 2005, dispõe de conteúdos de interesse regional.

Surgiu pela mão de Paulo Couto, que, juntamente com um colega de trabalho na rádio, e duas “freelancers”, desenvolveu o projecto. A Famalicão.tv depende exclusivamente da publicidade e já conseguiu pagar-se a si própria, tendo partido de um investimento inicial de 16 mil euros.

A actualização de conteúdos é semanal. O endereço www.famalicao.tv regista, em média, 5.200 visitas por mês. Desde Dezembro de 2005, altura em que nasceu a Famalicão.tv, outras dez regiões criaram uma televisão on-line para divulgar conteúdos de interesse regional.

Nuno Gonçalves tomou como exemplo a Famalicão.tv e decidiu fazer o mesmo para o Algarve. Desde Março de 2006 que dirige a Portitv, direccionada para a promoção de eventos algarvios. Também a empresa responsável pela tvbeja.com, Campo dos Media, já anunciou o lançamento de TVmaisSul e da TVÉvora.

Sara Azevedo
lj05071 @ icicom.up.pt