Pode estar à vista o fim do litígio entre a Universidade do Porto (UP) e o Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP). Em Janeiro ou Fevereiro, deve ser dado “andamento definitivo ao processo” de resolução do impasse que dura há mais de dois anos, garantiu ao JPN o pró-reitor responsável pelo pelouro do Desporto da UP, Manuel Janeira.

A gestão do Estádio Universitário regressará à reitoria da UP. A universidade retomará o financiamento do CDUP, “no pressuposto que o clube tenha estudantes da UP”. Dentro de dois anos, 150 alunos da universidade federados devem treinar no CDUP – em 2004, não eram mais de 30.

O financiamento do clube e do estádio não deve ser “extremo”, mas Manuel Janeira reconhece que será uma soma importante no contexto das contas da universidade. O objectivo é ter um “clube vivo” e “independente” e um “lugar onde os universitários possam praticar desporto”, federado ou não.

Manuel Janeira gostava de ver a Câmara do Porto a apoiar o centro desportivo, já que a abertura à população em geral é desejada.

Campeonato do Mundo de Rugby Sevens na UP

Entre 14 e 16 de Janeiro, em Turim, Itália, a UP saberá se a sua candidatura à realização do IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens (masculinos) em 2010 será aprovada. Trata-se de uma variante do râguebi jogada com equipas de sete jogadores em partidas de duas partes de sete minutos.

O pró-reitor está confiante que a Federação Internacional de Desporto Universitário dará o “sim” à candidatura da Universidade do Porto, depois de ter rejeitado uma proposta com os mesmos moldes, apresentada no ano passado, para a realização do campeonato mundial em 2008. “[A vitória] já estava praticamente entregue a uma universidade espanhola”, aponta.

Desta vez, a UP tem apoios ao mais alto nível do desporto universitário internacional, refere Manuel Janeira, que acredita que não surjam candidaturas adversárias. Os jogos acontecerão no Estádio Universitário, ficando o Estádio da Faculdade de Desporto da UP reservado para os treinos.

Já houve campeonatos mundiais universitários de futsal e andebol, mas o râguebi “tem uma relevância” dentro do desporto universitário que outras modalidades não têm. A realização da prova teria, por isso, uma importância “muito grande” para o desporto universitário português, mas também para UP, que quer “reafirmar o desporto mais formal”, sustenta o pró-reitor.

Na escolha da modalidade para a candidatura a uma prova deste tipo, está o facto de o râguebi ser o desporto em que o CDUP mais se tem destacado nas últimas duas décadas.

“A candidatura a um evento desta natureza era fundamental para requalificar o Estádio Universitário. A UP vai ficar dotada de condições para a prática desportiva que já teve”, acrescenta.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt