A imagem do "Special One" vale cada vez mais. Algumas marcas internacionais já gastaram uns milhões em campanhas com o treinador.

A popularidade de José Mourinho extravasa largamente o mundo do futebol. O treinador português mais conhecido do mundo tornou-se um ícone de sucesso no mundo da publicidade e as solicitações das grandes marcas internacionais são mais que muitas.

O treinador natural de Setúbal não é só o técnico mais bem pago do mundo – recebe cerca de 10 milhões de euros anuais –, como também é aquele que mais ganha em publicidade. Em 2005, segundo estimativas da imprensa, Mourinho terá amealhado 2,5 milhões de euros só em publicidade. Ciente do dinheiro que vale a sua imagem, Mourinho decidiu até patentear o seu nome.

A imagem do treinador do Chelsea já esteve ligada a marcas de telemóveis, equipamentos desportivos, instituições bancárias e até ao sector português da cortiça.

Em Portugal, o técnico campeão inglês tornou-se no ano passado a imagem do BPI. O contrato de cedência dos direitos de imagem do treinador ao BPI, com a duração de um ano e meio, envolveu um montante próximo 500 mil euros.

No “grande ecrã” em Maio

Não é só no mundo da publicidade que Mourinho “dá cartas”. O treinador deverá ter uma pequena participação num filme indiano, “Jhoom Baraban Jhoom”, com estreia marcada para Maio. O ‘mister’ do Chelsea vai contracenar com dois dos seus jogadores, Frank Lampard e John Terry.

Mourinho já teve a oportunidade de ser dirigido num anúncio da American Express pelo conceituado Martin Scorcese. Aliás, já se fala num filme sobre a vida do treinador e o actor George Clooney até já se disponibilizou para fazer de ‘Jose’.

João Queiroz
[email protected]