Quando faltam onze jogos para o fim do campeonato, com 33 pontos para disputar, a jornada 19 trouxe indicações importantes, mas não decisivas, na discussão pelo título. Se por um lado, é certo que já não se fala em crise no Dragão, por outro, ganha cada vez maior consistência a ideia de que o título vai ser disputado a dois, entre FC Porto e Benfica.

Em Aveiro, os azuis e brancos passearam eficácia e golearam o Beira-Mar por uns contundentes 5-0. Nove golos em dois jogos é um registo interessante, mas mais interessante ainda é a média de 2,26 golos em 19 jogos. Numa altura em que vai entrar num mês complicado – que começa com a visita a Londres e termina com a recepção ao Sporting -, o “dragão” voltou a mostrar que está forte, com chama.

Invencível há mais de três meses, o Benfica continua a afirmar-se como o grande rival do FC Porto na luta pelo primeiro lugar. Com apenas dois pontos perdidos na Luz, a turma de Fernando Santos melhora jogo após jogo e é aquela com calendário mais favorável nos jogos com os “grandes”, já que recebe FC Porto e Sporting.

O empate dos “leões” em casa com o Desportivo das Aves voltou a dar a imagem de uma equipa amorfa e, sobretudo, intranquila quando joga perante os seus adeptos. São já dez os pontos perdidos em Alvalade e uma equipa que quer ser campeã não pode dar-se ao luxo de esbanjar tanto ponto.

Além disso, o calendário também não é animador para o conjunto verde e branco. O Sporting tem que ir ao Dragão, à Luz e a Braga, onde nem FC Porto nem Benfica conseguiram vencer. Só o percurso fora de portas – impermeável às derrotas -, permite pensar que os “leões” ainda têm uma palavra a dizer na questão do título.

Europa ao rubro

Na luta pela Taça UEFA, o Sporting de Braga parece ser a única equipa com lugar garantido. Apesar de ter trocado três vezes de treinador, os arsenalistas, à excepção dos “grandes”, vencem em qualidade qualquer uma das outras equipas candidatas aos lugares europeus.

Ao rubro está a disputa pelo quinto posto que dá acesso à segunda maior prova europeia de clubes. Dois pontos separam a União de Leiria e o Marítimo, que partilham o quinto lugar, e o Nacional da Madeira, que está em nono.

Cada vez mais longe de um lugar europeu, a Naval 1.º de Maio somou com o Belenenses a terceira derrota consecutiva. De equipa-sensação da primeira volta, os figueirenses ameaçam transformar-se em equipa-desilusão da segunda metade do campeonato.

Em sentido inverso está o Boavista. Os axadrezados ainda não perderam este ano, estão nos quartos-de-final da Taça de Portugal e a vitória em Coimbra serviu apenas para confirmar a recuperação dos comandos de Jaime Pacheco.

No fim da tabela, a luta pela permanência parece cada vez mais condenada a três. Vitória de Setúbal, Beira-Mar e Desportivo das Aves, dois deles vão certamente disputar a Liga Vitalis na próxima temporada.

Resultados da 19.ª jornada:

Naval-Belenenses, 2-3
Académica – Boavista, 2-0
V. Setúbal-Nacional, 1-1
Benfica-Paços Ferreira, 3-1
Sporting-Aves, 0-0
Marítimo-U. Leiria, 2-1
Sp. Braga-E. Amadora, 2-1
Beira Mar-FC Porto, 0-5

João Queiroz
[email protected]