Durante esta semana, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) abre-se a alunos e professores do ensino secundário.

Sob o tema “Áreas do conhecimento”, a Semana Aberta da FEUP [PDF] começa com visitas organizadas para escolas secundárias, até quarta-feira. Os alunos podem experimentar quatro percursos diferentes, em que podem ter contacto com os diferentes cursos.

Os professores e os alunos da FEUP, que colaboram na iniciativa, tentam cativar os alunos através de experiências realizadas nos diversos departamentos. Catarina, aluna do 12º ano da Escola Carolina Michaelis, no Porto, considera que estas iniciativas são uma forma de “informar e de tirar dúvidas” aos alunos. “O dia de hoje até pode levar-nos a vir para aqui para o ano”, diz.

Rui Albite, professor de uma das escolas visitantes, também partilha deste ponto de vista, já que considera importante fornecer perspectivas aos alunos para no futuro terem um leque de opções maior. Apesar de ser professor de biologia, Rui Albite aconselha os alunos a seguirem Engenharia, “em que podem ter mais possibilidade de vingarem a nível profissional”.

“Engenheiro por um dia”

Este ano a FEUP apresenta um formato inovador: os alunos podem experimentar um percurso à sua medida. No entanto, só os alunos com média superior a 15 valores podem inscrever-se nesta visita.

“Estamos cientes que os alunos com melhores classificações equacionam as áreas da Saúde, mas queremos mostrar a esses bons alunos que também têm a possibilidade de carreiras apaixonantes nas engenharias”, afirma Carlos Oliveira, responsável pela Semana Aberta.

Este tipo de selecção não agradou aos alunos. Diogo Matos, aluno do 12º ano na Escola Aurélia de Sousa, no Porto, compreende que a FEUP queira seleccionar os melhores alunos, mas considera que quem tem notas inferiores também devia ter acesso a essas experiências.