A pouco mais de um mês de comemorar o segundo aniversário, a Casa da Música (CdM) apresentou esta quinta-feira a programação para o próximo trimestre que o director artístico Pedro Burmester classificou de “muito rico em quantidade, qualidade e diversidade de propostas” e que vai dar continuidade aos projectos iniciados anteriormente.

A homenagem a Zeca Afonso nos vinte anos sobre a sua morte é um dos momentos altos da agenda cultural da CdM. “Música e Revolução” é o nome do ciclo de concertos que, entre 25 e 30 de Abril, presta o tributo a “uma referência da música portuguesa” e que viu na música “a oportunidade para ter uma intervenção social e política”.

José Afonso vai inspirar arranjos e novas obras de vários compositores em concertos pelo Drumming Grupo de Percussão, Maria João e Mário Laginha ou José Mario Branco e um espectáculo pelo Conservatório de Música.

Para além da homenagem a Zeca Afonso, em Abril assinalam-se também dois anos da CdM. O programa das comemorações vai integrar concertos da Orquestra Nacional do Porto (ONP), uma actuação do violinista Otto Michael Pereira, um recital de piano com Grigori Sokolov e encerra com os ritmos urbanos na noite “Urban Vibe” (com Dizzee Rascal, Deize Tigrona, Tetine e Buraka Som Sistema no cartaz).

Ainda no âmbito do aniversário da CdM, está agendada uma conferência do designer austríaco Stefan Stegmeister que vai explicar como desenhou a nova imagem da CdM. “Falta uma presença mais forte, mais sintonizada com o próprio projecto”, reconheceu Pedro Burmester, que se mostrou “contente mas não satisfeito” com os números da CdM que apontam aumento da taxa de ocupação e do número de vendas.

Música regressa ao Parque e à Praça

O Parque e a Praça voltam a receber concertos no S. João, depois do “Urban Vibe”. O Verão vai ser animado com os sons do norte-americano George Gershwin apresentados pela ONP e Ferde Grofé, a que se segue um espectáculo com bandas nacionais de rock.

“Ao Alcance de Todos” é uma das grandes apostas na área do Serviço Educativo, que vai organizar 17 tipos de actividades. Trata-se de um encontro de três dias, entre 10 e 13 de Abril, que integra conferências, concertos, documentários, “workshops” e residências artísticas em torno de temas como a música, tecnologia e necessidades especiais.

“Queremos mostrar que a tecnologia permite que as pessoas com necessidades especiais tenham a possibilidade de fazer música”, explicou Paulo Rodrigues, responsável pelo Serviço Educativo.