Astronomia, Psicologia, Informática ou Direito são alguns dos cursos que 25 licenciados com idade superior a 55 anos começaram a frequentar esta terça-feira. O Programa de Estudos Universitários para Seniores (PEUS) tem lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e vai já na segunda edição.

Graça Pinto, mentora do projecto, criou este programa, pois concluiu que como a UP não tinha “uma oferta para a população sénior”, deveria ser criada “uma resposta para essas pessoas, que tendo já licenciaturas, são porventura mais exigentes. Ao serem mais exigentes, procurarão programas mais de acordo com os seus interesses”, explica.

Com 25 alunos inscritos este ano, a docente da FLUP defende que os cursos pretendem dinamizar a população sénior, numa altura em que estão “interessados em querer saber cada vez mais, a questionar as suas experiências de vida e conhecimentos”.

“Aproveitar a vida”

Os alunos vêm de áreas de trabalho muito distintas, desde engenharia, economia, medicina e humanidades. No entanto, todos têm uma característica em comum: tentar dinamizar a sua vida e aprender mais.

Além de querer aprender coisas novas e conhecer pessoas, José Pereira da Silva não esconde o principal objectivo que o levou a participar no programa. “O que me motivou a vir para o curso foi não fazer uma reforma de sofá. Nunca gostei do sofá, de maneira que foi uma forma de me manter sempre activo”, esclarece o aluno, que está já no segundo ano do PEUS.

“Nesta idade, foi a melhor coisa que me podia ter acontecido”. É assim que Maria do Pilar Figueiredo vê a sua participação no Programa de Estudos Universitários para Seniores. Inscreveu-se na iniciativa pelo “gosto de conviver, por sair de casa e por aproveitar a vida”, esclarece.