O Governo garante o avanço da Televisão Digital Terrestre (TDT) antes da separação da PT Multimédia. No entanto, a Portugal Telecom não é afastada do concurso, ao contrário do que aconteceu no passado quando foi impedida de concorrer por já possuir uma rede de cabo digitalizada que oferecia televisão e uma posição líder de mercado.

Segundo informação de fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações dada ao jornal “Diário Económico”, o caso não está “dependente do spin-off da PT Multimédia. São processos independentes”.

Na conferência de imprensa após o desfecho da OPA, o presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, mostrou-se seguro de que a PT Comunicações pode ser uma das concorrentes da TDT porque não estará ligada à PT Multimédia.

Até 2012, as antenas analógicas serão substituídas pelas caixas digitais, conhecidas por “set-top-boxes”. Para que tal aconteça, o Governo tem que lançar um concurso público. Os principais interessados – Media Capital, Impresa, RTP e TV Tel – continuam à espera da colocação à consulta do caderno de encargos.