Ao segundo dia, a Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto (UP) continua a receber centenas de visitantes. Alunos, professores e curiosos acorrem ao Pavilhão Rosa Mota para conhecer de perto o mundo das 14 faculdades e de 14 centros de investigação.

O tempo passado no certame é aproveitado por todos até ao último segundo. Os desafios que são colocados aos participantes aparecem por todos os corredores temáticos.

Nos “stands” dedicados às ciências e tecnologia, os fenómenos químicos e físicos chamam a atenção de muitos alunos. De um lado, a água oxigenada transforma-se, em poucos segundos, numa espuma amarela e efervescente; do outro, um pequeno nó de algodão desfaz-se em cinzas mal se aproxima a chama de um isqueiro.

E porque estamos no Pavilhão com o nome de uma das maiores corredoras da história do atletismo português, não podiam faltar alguns exercícios físicos. No espaço da Faculdade de Desporto (FADEUP), os alunos podem testar a altura do salto num tapete que mede a altura vertical ou a sua resistência física numa espécie de bicicleta, um ciclo-ergómetro.

Os amantes do desporto não dispensam a visita ao espaço mais movimentado da feira. Vânia Nogueira, da FADEUP, considera que “é normal” que a adesão seja sempre em massa, o que pode contribuir para “atrair ou mesmo convencer os alunos” a seguirem os estudos na academia de desporto da UP, “apesar de cadeiras como Anatomia servirem de obstáculo a uma opção nesta área”.

E depois de um bom teste às capacidades físicas, nada melhor do que enganar a fome com um pão e uma maçã oferecidos pelo “stand” da Faculdade de Ciências da Nutrição.

Se por acaso, a maçã causar algum problema nos dentes, pode-se sempre marcar uma consulta rápida no mini-consultário da Faculdade de Medicina Dentária. “O nosso interesse é ver se os miúdos têm cáries, a patologia mais frequente, ou outros tipos de problemas”, explica ao JPN a estudante Mariana Sacramento.

Balanço positivo até agora

No primeiro dia da mostra, que termina domingo, já passaram cerca de 1.500 pessoas e para esta sexta-feira esperam-se entre 2.000 a 2.500. De acordo com Paulo Gusmão, da organização, “o balanço é positivo”, até porque “apareceram mais escolas do que aquelas que estavam inicialmente previstas”.

Devido à “forte divulgação” nos meios de comunicação social, o responsável acredita que no fim-de-semana “a cidade e a região vão acorrer em massa” à Mostra da UP.