A Junta de Freguesia de Campanhã, em parceria com a Segurança Social e com o Governo Civil do Porto, encontrou um terreno privado disponível para instalar provisoriamente, durante 60 dias, as famílias da comunidade cigana do Bacelo, noticia o jornal “O Primeiro de Janeiro”.

O aluguer do terreno vai ficar a cargo da Segurança Social e a instalação de tendas será da responsabilidade do Governo Civil. O terreno fica a cerca de três minutos a pé do actual acampamento.

O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Fernando Amaral, afirmou ao diário que vai ser possível instalar a população “em boas condições de higiene e salubridade”, já que junto ao terreno há “sanitários e balneários” para que as pessoas possam viver no mínimo de comodidade até que a Câmara do Porto dê início ao realojamento das pessoas.

Espera-se agora que a alternativa encontrada às pensões seja do agrado das 16 famílias ciganas. “Esperamos apenas pela reacção das pessoas para se poder acertar todos os pormenores e os acordos”, disse o autarca.