Chama-se Sistema Integrado de Gestão de Emergência do Porto (SIGEP) e trata-se de uma aplicação informática que tenta melhorar a resposta em cenários de risco ou catástrofe.

O SIGEP é o resultado de um projecto levado a cabo pelo Governo Civil do Porto, o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC). A aplicação encontra-se disponível “on-line”.

A plataforma consegue, em situações de risco como um incêndio, dar informações aos agentes de protecção civil sobre, por exemplo, a geografia das infra-estruturas ou dos riscos naturais e tecnológicos presentes em cada zona. Em pouco tempo, é possível definir ou alterar estratégias de acção.

Elementos da Cruz Vermelha e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) além de bombeiros e polícias, num total de 250, já tiveram formação com o novo sistema.

O SIGEP vai permitir que cada utilizador tenha um perfil próprio e que, assim, aceda à informação que mais lhe interessar. Por outro lado, o utilizador poderá contribuir com sugestões para o melhoramento e crescimento do sistema. No caso de querer divulgar alguma informação na plataforma, deve certificar-se da veracidade da mesma.

Apesar da grande quantidade de dados que congrega, o SIGEP funciona em qualquer computador, sem necessidade de instalação de outras aplicações.

O sistema está a ser gerido pelo Comando Distrital das Operações de Socorro do Porto. Ao SIGEP aderiram ainda os 18 municípios do distrito, a EDP, os portos de Leixões e do Douro e a Metro do Porto, entre outras entidades.