“Era um sonho de longa data” que agora se torna realidade: realizar um evento de esqui em plena cidade do Porto, diz João Morais, da Realizar, co-organizadora do “Optimus Ski Open”, marcado para este sábado. Pela natural inclinação e localização, a Rua 31 de Janeiro foi escolhida para receber o primeiro slalom gigante urbano do mundo: uma pista com 200 metros.

Organizado pela Realizar e pela Porto Lazer, o “Ski Open” envolve “verbas altas”, mas o organizador acredita que “a questão financeira neste tipo de eventos pode ser subjectiva”. “São verbas altas, daí serem eventos feitos apenas uma vez”. Com cada vez mais adeptos do esqui e snowboard em Portugal, João Morais afirma ser um “investimento salutar em prol da modalidade”.

Um evento destes precisaria de cerca de uma semana, mostra João Morais. No entanto, tudo está a ser realizado em apenas dois dias. O organizador afirma que logisticamente “o evento é sempre muito complicado” e que “o facto de ser numa cidade e numa rua torna ainda mais complicado”.

Federação Portuguesa de Esqui pretende tornar o evento anual

“Tornar o evento anual” e começar a competição numa outra oportunidade “na 31 de Janeiro, seguir até à Baixa e quem sabe ir até à Ribeira” são os principais objectivos da organização.

Durante esta tarde, envolta em trabalho, e sob uma temperatura que diziam ser “óptima”, as expectativas por parte da organização eram “muito boas”. Sob os olhares atentos dos portuenses, os preparativos corriam “bem”, aponta Mário Barroso, um dos trabalhadores.

Segundo Mário Barroso, esta é uma “coisa inédita, única, nunca antes vista na 31 de Janeiro”, que vai proporcionar um “grande espectáculo de esqui e snowboard numa pista de 200 metros com profissionais a mostrar o que sabem”.

Com início marcado para as 13h, os melhores atletas portugueses na modalidade de esqui alpino vão fazer uma prova de “ski slalon”. Para além da competição, haverá também uma aula de ski e uma demonstração de “freestyle snowboard” com um DJ.