A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é o primeiro parceiro da MIPS Technologies no programa de Engenharia com universidades europeias.

José Epifânio da Franca, presidente e director-geral da Analog Business Group da MIPS Technologies sublinhou ao JPN que o objectivo deste acordo “é transferir para as actividades de investigação e de ensino da FEUP a tecnologia de processadores” da empresa. A MIPS é a segunda maior companhia mundial de design de propriedade intelectual de semicondutores.

Um grupo de estudantes graduados da FEUP, nomeadamente os alunos do programa doutoral e do mestrado integrado em Engenharia Electrónica e de Computadores, vai ter acesso à propriedade intelectual da MIPS para desenvolver investigação científica nas áreas de implementação de arquitecturas. A FEUP e a MIPS vão trabalhar em conjunto com o intuito de desenvolver instrumentos e materiais de ensino, destinados a promover o estudo da arquitectura e de processadores em universidades de todo o mundo.

José Silva Matos, professor e director do departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP afirma que este acordo “representa um motivo de orgulho, mas uma responsabilidade também porque se trata de elevar para novos níveis de exigência uma colaboração” que já existia.

José Epifânio da Franca espera que “os alunos trabalhem sobre a tecnologia e sobre arquitectura da MIPS e que venham a ter ideias e a propor inovações para desenvolver a tecnologia”. O responsável acredita que o mais importante é “dar aos alunos uma tecnologia profissional e industrial e através disso colocá-los bem perto da realidade empresarial do mundo”.