A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar a fiscalização nas escolas a partir desta terça-feira e até ao final do ano lectivo, no âmbito do programa “Escola Segura – Final do Ano Lectivo 2007/2008”. O principal objectivo é reforçar a segurança tanto no interior como no exterior dos estabelecimentos de ensino.

Em comunicado, a PSP anuncia que a operação decorrerá até dia 20 de Junho em escolas de todo o país. As principais formas de combate à insegurança serão o reforço do policiamento e a realização de operações de fiscalização, “tanto ao nível da prevenção criminal, como da fiscalização rodoviária e da fiscalização de estabelecimentos similares dos hoteleiros (cafés, restaurantes, salas de jogos)” perto das escolas e no período de funcionamento das actividades curriculares.

A operação assentará, também, em campanhas de sensibilização, formação e demonstrações em parceria com conselhos executivos, associações de pais e autarquias.

A prevenção da criminalidade passa por um conjunto de conselhos aos alunos como evitarem andar sozinhos, não mostrarem dinheiro ou artigos de valor em público, não oferecerem resistência em caso de assaltos e contactarem a esquadra mais próxima ou o número nacional de emergência 112 em caso de situações de risco.

Aos pais aconselha-se que não deixem os seus filhos levar para casa colegas que não conhecem bem e que mantenham uma boa comunicação sobre o que se passa na escola com os seus educandos.