O escritor e argumentista americano, Michael Crichton, morreu esta terça-feira, em Los Angeles, vítima de cancro. Foi um dos escritores mais adaptados de Hollywood.

Médico de formação, Crichton fica conhecido pela saga “Parque Jurássico” e “O mundo perdido”, que deu origem ao filme de Steven Spielberg, mas também pela série televisiva “Serviço de Urgência”, da qual é co-autor e com a qual ganhou um Emmy.

Em comunicado, citado pela CNN, a família diz que a morte do médico, de 66 anos, foi inesperada, apesar do escritor sofrer de cancro há algum tempo.

No comunicado, a família descreve-o como “pai e marido dedicado e um amigo muito generoso”. Além do sentido de humor, a família acrescenta que “nos inspirou para que cada um de nós pudesse ver as maravilhas do mundo por meio de novos olhares

Médico escritor

Michael Crichton nasceu a 23 de Outubro de 1942 em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América.

Escreveu os primeiros romances sob o pseudónimo Jeffery Hudson, quando ainda frequentava o curso de Medicina na Universidade de Harvard.

O seu primeiro sucesso, em 1969 foi “O enigma de Andrómeda”. “Congo”, “O homem terminal”, “Presas”, “Resgate no tempo” e “Estado de pânico” contam-se também entre a sua lista de best-sellers, traduzida em 30 línguas e com mais de 150 milhões de exemplares vendidos.