O filme de Edgar Pêra lidera com 15 nomeações, seguido de “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins, com 13. Os prémios desta edição vão ser entregues a 26 de maio.

Prémios Sophia

Os nomeados da 13.ª edição dos Prémios Sophia foram conhecidos no sábado (13). Foto: Academia Portuguesa de Cinema

O filme “Não Sou Nada – The Nothingness Club“, de Edgar Pêra, que retrata a complexidade de Fernando Pessoa, lidera a corrida aos Prémios Sophia com 15 nomeações, seguido de “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins, com 13. Os nomeados foram divulgados na sexta-feira (12) pela Academia Portuguesa de Cinema.

Os dois filmes concorrem praticamente nas mesmas categorias, principalmente nas mais cobiçadas, como a de Melhor Filme e Melhor Realização. Desencontram-se apenas nas categorias de Melhor Ator Principal e Melhor Atriz Principal.

Na categoria de Melhor Ator Principal, concorrem João Arrais, de “Nação Valente”, Miguel Borges, de “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, Rafael Morais, de “Amadeo”, e Rui Morisson, de “Sombras Brancas”. Anabela Moreira, de “Mal Viver”, Beatriz Batarda, de “Great Yarmouth – Provisional Figures”, Carla Maciel, de “Légua”, e Joana Bernardo, de “A Noiva” estão nomeadas na categoria Melhor Atriz Principal.

Na categoria Melhor Ator Secundário, estão indicados Albano Jerónimo (“Não Sou Nada – The Nothingness Club”), Matamba Joaquim (“Pátria”), Romeu Runa (“Great Yarmouth – Provisional Figures”), e Victor Correia (“Não Sou Nada – The Nothingness Club”). Na categoria de Melhor Atriz Secundária, Anabela Moreira (“Nação Valente”), Madalena Almeida (“Mal Viver”), Rita Cabaço (“Great Yarmouth – Provisional Figures”) e Victoria Guerra (“Não Sou Nada – The Nothingness Club”) são as nomeadas.

“Nação Valente”, “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, “Mal Viver” e “Légua” disputam o prémio Melhor Argumento Original. Os primeiros três, juntamente com “Great Yarmouth – Provisional Figures”, concorrem ainda ao prémio Melhor Montagem.

A Sibila”, “Nayola” e “A Arte de Morrer Longe” estão indicados para Melhor Argumento Adaptado. Já “Águas do Pastaza”, de Inês T. Alves, “O Que Podem as Palavras”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho, “Super Natural”, de Jorge Jácome, e “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias, concorrem ao prémio Melhor Documentário em Longa-Metragem.

Na categoria Melhor Direção de Fotografia, estão indicados “Great Yarmouth – Provisional Figures”, “Mal Viver”, “Amadeo” e “Nação Valente”. À exceção de “Amadeo”, os mesmos trabalhos, juntamente com “Não Sou Nada – The Nothingness Club”, estão ainda nomeados na categoria de Melhor Montagem.

No campo das curtas-metragens, “2720”, de Basil da Cunha, “As Gaivotas Cortam o Céu”, de Mariana Bártolo e Guillermo García Lópes, “Corpos Cintilantes”, de Inês Teixeira, e “Monte Clérigo”, de Luís Campo, aparecem como candidatos ao prémio Melhor Curta-Metragem de Ficção. Para o prémio Melhor Curta-Metragem de Documentário, estão nomeados “A Arte da Memória”, de Rodrigo Areias, “As Nossas Primaveras Passadas Não Voltam Mais”, de Joel Cartaxo Anjos, “Body Buildings”, de Henrique Câmara Pina, e “Coney Island – As Primeiras Vezes”, de Joana Botelho. Ao prémio Melhor Curta-Metragem de Animação, concorrem “Algo que Eu Disse”, de Sara Barbas, “Ana Morphose”, de João Rodrigues, “Foxtale”, de Alexandra Allen, e “Sopa Fria”, de Marta Monteiro.

Défilement”, de Francisca Miranda da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), “Kintsugi”, de Martim da Cunha da Escola das Artes da Universidade Católica, “Praia da Aguda”, de Salvador Gil da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e “Seres Vivos”, de Margarida Fonseca da Ar.Co, estão nomeados para o Prémio Sophia Estudante.

Na edição de 2024, o Prémio Sophia de Carreira vai ser entregue ao compositor Luís Cília e ao realizador Rui Simões. Já o prémio Melhor Trailer vai ser entregue ao filme “O Último Animal”, de Karen Levy, e o de Melhor Cartaz ao filme “A Noiva”, de Cristina Reis. “Cerrar Los Ojos”, de Victor Erice, vai receber o prémio Melhor Filme Europeu e “O Som e a Música No Cinema Português Contemporâneo – Processos Criativos Seguido de Entrevistas”, de Helder Gonçalves, vai ser galardoado com o Prémio Arte & Técnica.

O objetivo dos Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema é reconhecer as melhores produções nacionais. O nome, que presta homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, significa “sabedoria”. Os prémios foram criados em 2012, um ano após a criação da Academia.

Os prémios da 13.ª edição vão ser entregues a 26 de maio no Casino Estoril, em Cascais, sob o mote “Cinema é Liberdade”. A cerimónia vai ser transmitida na RTP2.

Editado por Inês Pinto Pereira