As três competições arrancaram na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, e terminaram no quartel da Serra do Pilar, em Gaia. O Mediofondo foi o que contou com mais participantes (494).

A terceira edição do Porto Gaia Granfondo decorreu este domingo. Foto: Porto Gaia Granfondo/Facebook

Mais de 900 pessoas participaram este domingo (14) na terceira edição do Porto Gaia Granfondo, uma prova dedicada aos amantes do ciclismo. A prova dividiu-se mais uma vez em três percursos – Minifondo, Mediofondo e Granfondo (156,5 quilómetros). O espanhol David Mayo Vivas (Love Tiles) foi o mais rápido no percurso principal.

Mario Cipollini, antigo campeão do mundo, foi embaixador e dorsal número um da prova e correu lado a lado com as centenas de amantes do ciclismo que se deslocaram à Invicta. Foi a primeira vez que o italiano correu em Portugal

O Mediofondo (108,5 quilómetros) foi o mais desejado pelos atletas e contou com 494 participantes, com 450 destes a aguentarem até ao final da etapa. No Minifondo (54,5 quilómetros), 289 entusiastas arrancaram do centro do Porto, com 269 a cruzarem a linha da meta. 156 foram corajosos o suficiente para tentar o percurso mais longo, com 137 a completarem com sucesso. A terceira edição bateu assim o recorde de participantes.

Apenas três atletas femininas arriscaram o Granfondo: Liliana Silva, Karina Sousa e Catarina Silva, com a última a conseguir o melhor tempo.

Como tinha sido anunciado na conferência de imprensa de apresentação, esta edição do Porto Gaia Granfondo contou com uma inversão no sentido do percurso. As três competições arrancaram na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, e terminaram no quartel da Serra do Pilar, em Gaia.

O Granfondo passou por um total de sete municípios: Porto, Gaia, Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães e Santa Maria da Feira.

Os atletas mais jovens também tiveram oportunidade de entrar em ação com a Grom Race, que decorreu no dia anterior à prova principal. No final, juntaram-se todos no palco e tiraram uma foto com Mario Cipollini.

Mario Cipollini juntou-se aos jovens ciclistas. Foto: Porto Gaia Granfondo/Facebook

Editado por Inês Pinto Pereira