O vencedor da Algarvia do anos passado foi o mais rápido na etapa montanhosa de 171,9 quilómetros, que ligou Lagos ao Alto da Fóia (Monchique).

Daniel Martínez triunfou no nevoeiro da segunda etapa da Algarvia. Foto: Volta ao Algarve/Facebook

Daniel Felipe Martínez (BORA-hansgrohe) venceu, no sprint, a segunda etapa da Volta ao Algarve. O colombiano é o novo camisola amarela, substituindo assim Gerben Thijssen, vencedor da primeira etapa. O bicampeão Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) cruzou a meta logo a seguir e assegurou o segundo lugar, com Sepp Kuss (Team Visma-Lease a Bike) a fechar o pódio. Estes três são também os integrantes do top 3 da classificação geral da prova.

A segunda etapa da 50.ª edição da Volta ao Algarve não começou com as melhores condições climatéricas. Alguma chuva e muitas nuvens acompanharam o arranque da corrida. Porém, à medida que esta se foi desenrolando, a chuva parou, apesar do céu se manter sempre nublado.

A meio da etapa, um grupo de oito ciclistas disparou na frente e manteve uma distância de aproximadamente cinco minutos para o resto do pelotão. A 70 quilómetros do fim, dois atletas da Uno-X Mobility fizeram um ataque numa tentativa de se juntarem ao grupo da frente. Esta tentativa acabou por ser bem-sucedida, uma vez que, dez quilómetros depois, Andreas Leknessund e Jonas Abrahamsen já faziam parte deste grupo.

Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling) conseguiu juntar três pontos na primeira meta volante instalada na subida do Alto da Choça. O português Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) ficou em segundo nesta meta, mas abandonou a corrida imediatamente a seguir devido a uma dor no joelho.

A cerca de 14 quilómetros do fim, o grupo da frente já estava totalmente desfeito e muito mais próximo do pelotão. Andreas Leknessund fugiu e conseguiu criar uma vantagem de 45 segundos para o britânico Max Walker (Astana Qazaqstan Team) e de mais de um minuto para os restantes ciclistas. O norueguês venceu assim a segunda meta volante, na subida da Pomba, a mais íngreme da prova, com uma inclinação de 8%.

A cinco quilómetros do final, Leknessund foi apanhado pelo restante pelotão de aproximadamente 35 atletas, que se manteve mais ou menos compacto até aos últimos dois quilómetros. Depois começaram os ataques no grupo dos favoritos. O espanhol Mikel Landa (Soudal-Quick Step) foi um dos que tentou a sua sorte, mas foi apanhado. Já perto do final, Martinez e Evenepoel disparam em direção à meta, com o colombiano da Bora a levar a melhor no sprint. Terminaram os dois com o mesmo tempo. O vencedor da Volta a Espanha do ano passado, Sepp Kuss passou a meta a seguir, a seis segundos dos adversários.

António Morgado (UAE Team Emirates) foi o melhor português da etapa, ao ficar no 11.º lugar, a 18 segundos de Martínez.

A terceira tirada decorre esta sexta-feira (dia 16) e liga Vila Real de Santo António a Tavira, num percurso eminentemente plano, de 192,2 quilómetros.

Editada por Filipa Silva