Ex-campeão do mundo vai ser o dorsal número 1 desta edição da prova. Pela primeira vez, o percurso inverteu o sentido e vai terminar em Gaia. Na apresentação da prova, Cândido Barbosa anunciou a data de candidatura à presidência da FPC.

A terceira edição do Porto Gaia Granfondo decorr no dia 14 de abril. Foto: Afonso Leite/JPN

Mario Cipollini, antigo campeão do mundo de estrada e por muitos considerado um dos maiores sprinters da história, será o dorsal número 1 e embaixador da edição deste ano do Porto Gaia Granfondo. O diretor da prova, Cândido Barbosa, fez o anúncio na apresentação que decorreu esta quarta-feira (27), no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Cândido Barbosa, também ele ex-ciclista, relembrou as disputas entre os dois e considerou “Super Mário”, como era conhecido, “a referência mais alta da sua época”.

O italiano, dono do maior número de vitórias em Grandes Voltas (57), tem agora 57 anos e tem participado em alguns eventos, depois de ter estado em foco nas notícias há dois anos por ter sido condenado a três anos de prisão por violência doméstica. O antigo corredor recorreu da decisão, segundo a Eurosport.it.

A 14 de abril, Cipollini vai estar no Porto – é a primeira vez que vai correr em Portugal – e sucederá assim a Alejandro Valverde, que foi embaixador em 2023.

Novo percurso

Outra das novidades do Porto Gaia Grandfondo deste ano é o percurso: “pela primeira vez, inverteu-se o sentido” e a prova vai terminar em Vila Nova de Gaia, passando pela ponte Luís I.

O Porto Gaia Granfondo conta com três percursos de diferentes distâncias. O início, entre o centro do Porto até Gondomar, e o final, com a subida para Vila Nova de Gaia, é igual em todos os percursos:

  • Minifondo – percurso mais curto, com 54,5 quilómetro, “acessível para os menos preparados”. Depois de seguirem em direção a Aguiar de Sousa, do concelho de Paredes, os ciclistas descem para a marginal N108 para voltarem ao Porto. No final sobem a ponte e terminam com a subida para Vila Nova de Gaia;
  • Mediofondo – percurso intermédio, com 108,5 km. Ao contrário do mini, em Gondomar, o medio e o gran descem a estrada D. Miguel e apanham a 108. Depois cruzam a barragem da Crestuma, passam pelo Concelho de S. Maria da Feira e, em Castelo de Paiva, o medio atravessa a ponte e segue pela 108 rumo ao Porto;
  • Granfondo – percurso principal e mais longo, com 156,5 km. Em Castelo de Paiva, o Granfondo continua rumo a Arouca. Aqui os ciclistas sobem para o Alto do Gamarão e, de seguida, passam por uma aldeia chamada Canelas, onde se desce para os passadiços de Espiunca. Por fim, descem em direção a Castelo de Paiva novamente, onde o percurso é o mesmo do Mediofondo.

Relativamente ao número de participantes para esta edição, o diretor da prova afirmou que “a expectativa é sempre superar os números anteriores”. Neste momento, estão cerca de 700 inscritos e espera-se que “cheguem aos números do último ano”. Contudo, o ex-ciclista reforça que “ser um evento de massas não é um fator principal do Porto Gaia Granfondo” e que há um acordo com a cidade do Porto para a prova “não exceder os mil participantes“. As inscrições terminam a 10 de abril.

A Grom Race é o percurso de camadas jovens da competição e será “ainda mais a sério que no ano passado” e conta com a colaboração da Associação de Ciclismo do Porto e da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Para além disso, há ainda um percurso específico para e-bikes (bicicletas elétricas).

Marcaram presença na conferência representantes do museu, da prova e dos diversos municípios. Foto: Afonso Leite/JPN

A terceira edição do Porto Gaia Granfondo vai contar com uma iniciativa de solidariedade social, em colaboração com o hotel Boeira Garden. Durante a semana anterior ao evento, uma bicicleta estará disponível para os hóspedes do hotel e cada quilómetro percorrido reverterá dois euros para a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA).

Ainda durante a conferência de imprensa, Cândido Barbosa anunciou que vai efetivamente candidatar-se à presidência da FPC e que a candidatura vai ser anunciada no dia 9 de abril. Falaram ainda Paula Oliveira, representante do Museu Nacional Soares dos Reis, Catarina Araújo e José Guilherme Aguiar, vereadores responsáveis pelo pelouro do Desporto dos municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia, respetivamente. O presidente da federação Delmino Pereira não marcou presença na conferência, mas “estará no dia de início da prova”.

Editado por Filipa Silva