O ex-ciclista anunciou a data da apresentação da candidatura durante uma conferência de imprensa sobre a terceira edição do Porto Gaia Granfondo. As eleições para a Federação Portuguesa de Ciclismo ainda não têm data marcada.

Cândido Barbosa vai apresentar a candidatura à FPC no dia 9 de abril. Foto: Afonso Leite/JPN

Cândido Barbosa disse esta quarta-feira (27) que a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai ser apresentada no dia 9 de abril. O anúncio foi feito durante a sessão de apresentação da terceira edição do Porto Gaia Granfondo, da qual é diretor. A conferência aconteceu no Museu Nacional Soares dos Reis, onde se situa o Velódromo Maria Amélia.

O fundador da Academia da Bicicleta reforçou que Delmino Pereira, atual presidente da federação, “está em fim de mandato” e que “foi abordado por uma grande parte dos agentes da modalidade” para a possível sucessão.

O ciclista foi duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal e já tinha expressado, em janeiro, a possibilidade de apresentar a candidatura, que foi agora oficializada. Nessa altura, também Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, manifestou a intenção de presidir a FPC. Contudo, a candidatura ainda não foi apresentada.

As eleições para a Federação Portuguesa de Ciclismo ainda não têm data marcada mas vão decorrer este ano, depois de Delmino Pereira ter sido eleito para o terceiro e último mandato em novembro de 2020.

Editado por Inês Pinto Pereira