De acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo, estão inscritos dois mil atletas de 28 nacionalidades. O evento está agendado para 7 de abril.

A oitava edição da Meia Maratona de Braga, que se realiza a 7 de abril, vai contar com algumas novidades, entre elas a realização da primeira edição dos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona e dos Campeonatos Nacionais de cinco quilómetros para diversas categorias, nomeadamente sub-18, sub-20, sub-23, absolutos, veteranos e adaptados. A apresentação da edição desde ano aconteceu esta segunda-feira (25).

“Cremos sinceramente estar a dar-se um passo importante, não só na solidificação do fundo e meio fundo, como também na busca de novos talentos”, afirmou Jorge Teixeira, diretor da Runporto. Em declarações ao JPN, fez questão de enfatizou o caráter competitivo da prova, especialmente no que diz respeito aos cinco quilómetros, destacando que o percurso é digno de recorde mundial.

Jorge Teixeira referiu ainda que o objetivo é “incentivar mais gente para a prática do atletismo” e promover a convivência entre os atletas. Sendo os Campeonatos de Portugal, para Jorge Teixeira, incluir todos os escalões é algo fundamental.

“A Runporto, em todas as provas que organiza, tem sempre por objetivo que sejam provas oficiais e reguladas pela Federação Portuguesa de Atletismo através das suas associações locais, logo, esta parceria faz todo o sentido”, disse.

De acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Bernardo, vice-presidente da Federação, explicou que a decisão de organizar os campeonatos de Portugal de meia maratona e cinco quilómetros visa proporcionar mais oportunidades de competição de qualidade para atletas e clubes, permitindo-lhes alcançar marcas de qualificação para competições internacionais. As características do percurso e a qualidade organizativa foram duas das razões que influenciaram a escolha da Meia Maratona de Braga para sediar estes campeonatos, segundo Paulo Bernardo.

A Federação Portuguesa de Atletismo dá conta de que estão inscritos dois mil atletas de 28 nacionalidades. O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, disse que o aumento no número de participações está relacionado com a capacidade do evento para mobilizar a população local e os entusiastas do desporto e do atletismo. O autarca incentivou a participação no evento, que está agendado para 7 de abril.

O número recorde de inscrições foi realçado pela vereadora do Desporto do município. Segundo a nota de imprensa enviada pelo município, Sameiro Araújo disse ainda que a prova, “onde serão entregues os primeiros títulos individuais e coletivos”, vai contar com “os melhores atletas nacionais”.

A organização do evento está a cargo da Runport, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Braga.

Editado por Inês Pinto Pereira