O belga da Soundal-Quick Step confirmou o favoritismo e conquistou a competição pela terceira vez, igualando assim o recorde de Belmiro Silva.

Remco Evenepoel fez história na 50ª edição da Volta ao Algarve. Foto: Volta ao Algarve/Facebook

O segundo lugar na quinta e última etapa da Volta ao Algarve foi mais do que suficiente para Remco Evenepoel (Soundal-Quick Step) confirmar a vitória na classificação geral da prova. Daniel Felipe Martínez (BORA – hansgrohe), vencedor da última edição, acabou na segunda posição, com Jan Tratnik (Team Visma-Lease a Bike) a completar o pódio.

A derradeira etapa da 50.ª edição da Algarvia ligou Faro ao Alto do Malhão, numa extensão de 165,8 quilómetros. À partida para esta tirada, Evenepoel era camisola amarela e levava uma vantagem de 47 segundos para o segundo lugar, ocupado pelo colombiano da Bora. O belga provou o porquê de ser o campeão mundial de contrarrelógio e venceu tranquilamente a penúltima jornada para alcançar a liderança da competição.

Apesar desta vantagem, a conquista do belga só ficou confirmada nos últimos quilómetros da última corrida. Vários ataques foram sendo feitos ao longo da prova, com principal destaque para o de Wout Van Aert (Team Visma-Lease A Bike) e Ben Healy (EF Education-EasyPost) a cerca de 30 quilómetros do fim. Esta fuga deixou os dois ciclistas a 1m40s do restante pelotão, dando assim a camisola amarela virtual a Van Aert.

Contudo, à medida que a prova se aproximava do final, a distância ia diminuindo cada vez mais. Nos dois quilómetros finais, Evenepoel respirou de alívio, uma vez que os dois ciclistas foram apanhados pelo pelotão onde se inseria. A faltar tão pouco para o fim era praticamente impossível criar uma distância que fizesse o belga perder a camisola amarela. A prova acabou por ser decidida no sprint, com Daniel Martínez a ser o primeiro a cruzar a linha da meta. O colombiano confirmou a segunda vitória nesta edição, depois da conquista no Alto da Fóia.

Evenepoel foi segundo do dia com o mesmo tempo de Martinez, e terminou a geral com 43 segundos de vantagem para o segundo classificado (que ganhou quatro segundos ao belga nas bonificações).

António Morgado (UAE Emirates) foi o melhor português nesta edição da Volta ao Algarve ao ficar em 10.º na classificação geral. O ciclista conquistou ainda o prémio juventude, após ultrapassar Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) no último dia.

Remco Evenepoel (2020, 2022 e 2024) iguala assim o recorde do português Belmiro Silva (1977, 1981 e 1984) como únicos tricampeões da Volta ao Algarve. 

Editado por Filipa Silva