O atleta da Intermarché-Wanty foi o mais rápido na primeira e mais extensa etapa da prova, que ligou Portimão a Lagos. Rui Oliveira e Luís Mendonça marcam presença no top 10.

Gerben Thijssen é o primeiro camsiola amarela da Volta ao Algarve 2024. Foto: Volta ao Algarve/Facebook

Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) foi o vencedor da primeira etapa da 50.ª edição da Volta ao Algarve. A prova arrancou esta quarta-feira, em Portimão, com um percurso de 200,8 quilómetros que terminou em Lagos. O belga venceu ao sprint e é o primeiro camisola amarela da Algarvia, sucedendo assim a Alexander Kristoff, vencedor da primeira etapa em 2023.

À chegada a Lagos, o belga ligou o turbo, conseguiu cruzar a linha de meta no primeiro lugar. Mas foi por pouco. O holandês Marijn Van Den Berg (EF Education-EasyPost) chegou imediatamente a seguir e garantiu o segundo lugar, com Jordi Meeus (BORA – hansgrohe) a completar o pódio. Não houve nem um segundo a separar os três primeiros classificados da primeira etapa da Volta ao Algarve.

Depois da largada, em Portimão, o austríaco Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck) fugiu e assumiu a liderança numa fase inicial da etapa. Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes–Boavista) seguiam o líder, a aproximadamente 2 minutos, mas não demoraram a ser apanhados pelo pelotão. A faltarem 25 quilómetros de corrida aconteceu uma grande queda que envolveu 15 ciclistas e acabou por atrasar muitos outros, nomeadamente Wout Van Aert e Sepp Kuss, da Team Visma-Lease a Bike.

A cerca de 20 quilómetros do fim, Bayer foi apanhado pelo pelotão. O ritmo manteve-se morno e só a 5 quilómetros do fim é que os ciclistas começaram a acelerar o passo. À entrada dos últimos 2 quilómetros, quatro membros da Arkéa-B&B Hotels partiram para a frente, porém, sem conseguirem manter a posição. No último quilómetro, vários atletas ultrapassaram a equipa francesa, entre eles Gerben Thijssen.

Os portugueses Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor) ficaram no top 10, em sexto e nono lugar, respetivamente. Foi uma corrida muito renhida, decidida num sprint final, com apenas um segundo a separar o primeiro e o décimo classificados.

Gerben Thijssen consegue assim a sua nona vitória da carreira e segunda do ano, depois da conquista do Trofeo Palma, em Espanha, no mês de janeiro.

A segunda etapa decorre esta quinta-feira (dia 15) e liga Lagos ao Alto da Fóia (Monchique), num percurso de 171,9 quilómetros. Uma etapa de subidas e descidas, com quatro contagens de montanha, sendo a final de primeira categoria. No total, são sete quilómetros até ao Alto da Fóia, com pendentes que variam entre os 9% e os 6%.