Na passada sexta-feira (12) um jovem de 16 anos desapareceu no mar em Canidelo, Vila Nova de Gaia. É um dos três casos de desaparecimento na praia durante este fim de semana. As operações de busca continuam. Autoridade Marítima Nacional lembra que “o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno”.

Buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira. Foto: Leonor Couto/JPN

As autoridades estão desde sexta-feira (12) a realizar buscas para encontrar Yassine Toukhsi, o rapaz de nacionalidade marroquina de 16 anos, que desapareceu ao final da tarde na Praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia.  

As buscas por mar terminaram quando o sol se pôs no domingo (14), mas continuam por terra na manhã desta segunda-feira.  

Em declarações ao JPN, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto informou que neste momento “no local está um veículo da Capitania do Porto do Douro” e as buscas têm sido “estendidas pelo areal”.

Segundo as autoridades, as operações decorrerão pelo menos até ao fim do dia de hoje e só nesse momento será decidido se as operações são suspensas ou se continuam.  

Três jovens desaparecidos no mar em três dias 

Para além do desaparecimento do jovem de 16 anos na Praia de Salgueiros, em Gaia, houve registo de mais dois desaparecimentos, num fim de semana convidativo a banhos, mas numa altura em que o mar está ainda muito alterado.

Ao final da tarde de sábado (13), foi dado o alerta de uma situação de afogamento de dois jovens com 26 e 21 anos na Praia da Vieira, na Marinha Grande, depois de terem entrado no mar.  O rapaz com 26 anos conseguiu ser resgatado e foi transportado para o Hospital de Leiria. O outro continua desaparecido e as buscas foram retomadas na manhã de segunda-feira.  

O caso mais recente é o de um jovem de 19 anos, de nacionalidade brasileira, que desapareceu no mar este domingo (15) na Praia da Costa Nova, em Ílhavo, Aveiro. O jovem terá ido a banhos na companhia de um amigo, com 15 anos, e ficaram em dificuldades devido à forte corrente do mar. 

O amigo conseguiu sair da água, mas o jovem de 19 anos continua desaparecido. As operações de buscas foram suspensas no final do dia de domingo, mas continuam durante a manhã desta segunda-feira. 

Em comunicado emitido na passada sexta-feira (12), a Autoridade Marítima Nacional aconselhou a população a adotar comportamentos de segurança nas praias ou zonas costeiras e lembrou que “o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno” e que a “esmagadora maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não apresentam dispositivo de segurança balnear”. 

Editado por Filipa Silva