Os primeiros alunos do Programa de Estudos Universitários para Séniores da UP (PEUS) receberam, esta quinta-feira, os respectivos diplomas.
O curso, que existe há três anos, tem como objectivo a actualização e a partilha de conhecimentos entre licenciados com mais de 55 anos.

Maria de Lurdes Correia, vice-reitora responsável pelo pelouro da Formação e Organização Académica, valoriza sobretudo o convívio e a amizade que resultaram da experiência. Ao JPN, destacou o “ambiente de partilha, de camaradagem, de amizade” vivido entre os idosos, unidos “em torno de afinidades intelectuais, de interesses culturais e de gosto pela permanente actualização de conhecimentos”.

Experiência enriquecedora

José Bernardo Costa é um dos treze finalistas do PEUS. Há três anos decidiu voltar à Universidade, essencialmente para “satisfação do ego, e não tanto para benefícios materiais”, refere. Aos 74 anos, o engenheiro só vê vantagens nesta experiência, e promete “dar continuidade” às amizades que criou durante o curso.

As disciplinas do curso, de três anos, são essencialmente ligadas à cidade do Porto, uma das razões que levou António Vasconcelos, de 64 anos, a interessar-se em voltar a estudar. “Reviver o espírito académico” e partilhar histórias de uma vida são alguns pontos positivos que o participante aponta.

Graça Pinto, Presidente da Comissão Coordenadora do PEUS, caracteriza os alunos como “extremamente curiosos e com olhar crítico”. A professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) – onde as aulas têm lugar – resume a experiência como “gratificante”, tanto para alunos como para professores.

A terceira edição do PEUS começa no dia 10 de Março.