O Cineclube da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) regressa esta terça-feira, dia 10 de Março, às 18h25, para uma nova incursão pela história do cinema.

As sessões vão arrancar em espírito western com “Butch Cassidy and The Sundance Kid”, de George Roy Hill. Um filme protagonizado por “Robert Redford e Paul Newman, recentemente falecido, e que alia comédia, acção e aventura”, diz Guilherme Silva, membro da organização do Cineclube. “La Chinoise”, que “serviu de hino ao Maio de 68”, de Jean-Luc Godard, e “Easy Rider”, de Dennis Hopper e “com uma brilhante prestação de Jack Nicholson”, são os “destaques” da programação, refere Guilherme Silva.

Semana com chá, cinema e discussão

Este semestre há uma novidade: a semana “Chá com Cinema”. De 27 a 30 de Abril, o Cineclube da FDUP vai exibir “um filme todos os dias, que será escolhido e apresentado por um professor da faculdade e haverá também uma discussão moderada por ele”, explica Guilherme Silva. No início das sessões “será servido chá, gratuito e sempre diferente”, tal como os filmes.

A iniciativa surgiu da vontade dos professores da faculdade em “participar mais” no Cineclube e em “propor actividades”, revela Guilherme Silva. Um contributo activo dos professores que poderá “aliciar mais público da faculdade”. Os filmes ainda estão em fase de selecção. Mas fica prometido “grandes clássicos do cinema”, até porque o intuito do Cineclube é dar a conhecer obras cinematográficas anteriores à década de 90.

Um cinema histórico que “foi deixado ao abandono”. “Não há exibição de cinema clássico no Porto”, sublinha Guilherme Silva. O que faz do Cineclube da FDUP “um oásis no meio do deserto cultural da cidade”. As sessões, que no passado semestre contaram com uma média de “cerca de 35 espectadores” são gratuitas e abertas a “toda a comunidade, estudantes e não estudantes”.